REGULAMENTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR DE XADREZ 2008


ART. 1º - Podem participar atletas do ensino fundamental ao ensino médio, comprovando a escolaridade.

§ 1 - O objetivo é apontar os campeões brasileiros escolares da 1º série, 2º série, 3º série, 4º série, 5º série, 6º série, 7º série, 8º série do Ensino Fundamental e Ensino Médio , nos naipes Masculino e Feminino.
§ 2 - A Premiação será Troféu para o 1º lugar de Cada categoria e Medalhas do 2º ao 10º lugar de cada categoria. Troféu para as cinco melhores Escolas (A contagem de pontos para a escola será os pontos obtidos pelos seus alunos na colocação do 1º ao 10º lugar).Troféu para a escola com maior delegação.
§ 3 - A pontuação da escola será a soma dos pontos dos jogadores nas colocações a seguir :
 

Pontuação:

1º Lugar: 15 pontos

2º Lugar: 12 pontos

3º Lugar: 10 pontos

4º Lugar: 8 pontos

5º Lugar: 6 pontos

6º Lugar: 5 pontos

7º Lugar: 4 pontos

8º Lugar: 3 pontos

9º Lugar: 2 pontos

10º Lugar: 1 ponto

ART. 2º - Será realizado em 6 rodadas, pelo sistema suíço de emparceiramento.

A programação será a seguinte:

Dia 12 de Setembro:
• 13 horas: Abertura e Congresso Técnico
• 14 horas: 1º Rodada
• 17:30 horas: 2º Rodada

Dia 13 de Setembro:
• 10 horas: 3º Rodada
• 14 horas: 4º Rodada
• 17:30 horas: 5º Rodada

Dia 14 de Setembro:
• 10 horas : 6º Rodada
• Premiação logo após o encerramento das rodadas
 

ART 3º - Cada jogador ter á 65 minutos de tempo de reflexão para realizar todos os seus lances.

ART 4º - O competidor que não se apresentar para jogar até 30 minutos após o horário determinado para o início da rodada será declarado ausente e, conseqüentemente, perdedor da partida e do ponto respectivo (W0).
§ 1 - Será eliminado do torneio o atleta que não comparecer a duas rodadas, alternadas ou consecutivas.
§ 2- É proibido distrair ou perturbar o adversário de qualquer maneira, aí incluídos oferecimento de empate repetidas vezes e reclamações sem cabimento.
§ 3 – É expressamente proibido opinar na partida alheia. Serão aplicadas as leis da Fide.

ART. 5º - A anotação é obrigatória.

ART. 6º - Nos emparceiramentos ao lado do nome do enxadrista são divulgados a cada rodada os pontos que ele tem. Eventuais incorreções deverão ser reclamadas a um dos árbitros preferencialmente no início da rodada seguinte e somente até o final da rodada seguinte. Se o erro ocorrer na última rodada então a reclamação deverá ser feita até no máximo 10 minutos de afixada a classificação final da categoria. Reclamações feitas fora destes prazos não serão atendidas.

ART. 7º - O condutor das peças brancas será responsável pela apresentação do jogo de xadrez e o condutor das peças negras será responsável pela apresentação do relógio de xadrez em perfeito estado de funcionamento. Sob pena de perda da partida.

ART. 8º - O emparceiramento será feito por intermédio do software “ Swiss Perfect” ”.

ART. 9º - As regras da FIDE serão aplicadas a tudo relacionado ao presente torneio, desde que não contrariem este regulamento.

ART. 10º - A Comissão de Apelação será constituída de Presidente, 2 membros titulares e 2 suplentes, a ser nomeada no Congresso Técnico.
§ 1 - Os jogadores que desejarem recorrer contra uma decisão de arbitragem devem apelar para a Comissão de Apelação , por escrito, num prazo máximo de 15 minutos após o término da rodada em questão e pagar uma taxa de 100 francos suíços, em dinheiro.

ART 11º - No caso de igualdade na pontuação final entre dois ou mais jogadores, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
a) Milésimos totais;
b) Milésimos medianos;
c) Escore Acumulado;
d) Escore Acumulado Corrigido;
e) Sonneborn-Berger; e,
f) maior numero de vitórias.


ART. 12º- Durante o Torneio é expressamente proibido portar ou usar telefone celular, mesmo sendo no silencioso; é vedado também o uso de disckman.

ART.13º - A diretora do evento é Luciane Sepúlveda Viana e a equipe de arbitragem é composta, AN Julio Lapertosa Viana e 10 árbitros auxiliares.

ART.14º - Folder, informações e inscrições no site: www.casadoxadrez.com

ART.15º - A inscrição neste torneio implica plena aceitação deste regulamento. Os casos omissos serão dirimidos pela arbitragem, observada a Lei do Xadrez e as regras de torneios da FIDE e CBX.
 

Informações: casadoxadrez@terra.com.br