barra.jpg (59573 bytes)
barra_500_pixels.jpg (8110 bytes) barra_500_pixels.jpg (8110 bytes)
Sobre Mim
Minhas Partidas
Torneios
Partidas Diversas
Fotos HistóricasEntrevistas
Reportagens
Textos Diversos
Livros

Clique aqui para entrar no grupo xadrezematibaia
Clique para entrar no grupo
Xadrez em Atibaia

LIVROS

Muitos não concordam, mas os livros são essencias quando se quer evoluir no xadrez. Abaixo, preparei uma relação dos principais títulos da literatura enxadrística mundial e nacional. No final de algumas sinopses, coloquei minhas impressões sobre os livros (em Meu review).

Xadrez Básico - Dr. Orfeu Gilberto D'Agostini
xadrez_basico.jpg (7097 bytes)De acordo com a crítica especializada, “Xadrez Básico” é uma das melhores obras da literatura enxadrística moderna, apresentada em estilo agradável, que prima pela clareza e propriedade. Qualquer amador encontrará neste livro uma rica fonte de ensinamentos e táticas, que, em pouco tempo poderão elevá-lo a um alto grau de perfeição naquele que é chamado o Jogo dos Reis. Esta obra foi extremamente elogiada pela Federação Paulista de Xadrez e pela Confederação Brasileira de Xadrez, entidade máxima do xadrez nacional, sendo considerada de inestimável valor didático e de fácil entendimento. Em nosso idioma são raros os livros que abordam esse tema. As poucas obras existentes são de caráter elementar, ou então, profundamente especializadas. Essa carência de bibliografia referente ao tema aumenta ainda mais o valor desta riquíssima obra. Dr. Orfeu Gilberto D’Agostini é Mestre Nacional em Xadrez e escreveu este livro no intuito de condensar todas as noções indispensáveis para um progresso rápido no jogo de xadrez, abrangendo desde as noções preliminares até o estudo de temas do xadrez superior, tratando o jogo como uma ciência, onde há necessidade de uma metodologia para o total aprendizado. “Xadrez Básico” é literatura obrigatória para todos os amantes do Jogo dos Reis, sejam eles amadores ou profissionais, principiantes ou experientes, moradores dos grandes centros ou de pequenas localidades.

Meu review - Este é obrigatório mesmo!!! Lembro até hoje do meu professor de xadrez dizendo: "Todo enxadrista tem que ler este livro". Claro, para aqueles que já têm um nível de clube, mais da metade do livro pode ser descartado. Mas jogador que pretende ter um jogo realmente forte, deve conhecer (e saber colocar em prática, no tabuleiro) todo o conteúdo do "Xadrez Básico".

Manual de Xadrez - Idel Becker
manual_de_xadrez.jpg (6165 bytes)Esse primeiro volume do Manual de Xadrez é voltado para todos que desejam iniciar-se no Jogo-Arte-Ciência e também jogadores de alguma experiência que queiram aperfeiçoar seu conhecimento. Um guia que instiga os participantes e amadores que desejam progresso, além de servir como fonte de consulta em determinadas questões. Um aprazível cúmplice de todas as horas para apreciadores da Arte de Caissa que requer muita habilidade, imaginação e cálculo.

Meu review - Não sei como estão as edições modernas deste manual. A minha edição é um pouco antiga, e ainda trata os jogos de Spassky, por exemplo, como recentes. Edições à parte, este livro é quase um "Xadrez Básico"
- trata, ao mesmo tempo, de assuntos elementares e avançados. Como todo manual, ele dá uma visão ampla do jogo, sem se aprofundar. Quem não tem "Xadrez Básico", pode encontrar neste manual uma grande ajuda para se tornar um jogador de clube.

O Xadrez dos Grandes Mestres - Antonio Lopes Manzano e José Mondero Gonzalez
xadrez_dos_grandes_mestres.jpg (25914 bytes)Devido à grande quantidade de informações reunidas, Xadrez essencial: 400 conselhos para melhorar seu nível enxadrístico é uma pequena enciclopédia dedicada aos melhores jogadores da história do xadrez, revisando as principais escolas do pensamento enxadrístico. Cada capítulo contém um conjunto de finais, com posições instrutivas, inclusive para jogadores experientes, e uma série de exercícios com os quais o leitor, qualquer que seja seu nível enxadrístico, poderá exercitar suas habilidades técnicas enquanto se diverte. Além disso, para tornar a leitura mais estimulante, cada capítulo apresenta seções dedicadas a anedotas e curiosidades do mundo do xadrez, bem como a conselhos dos grandes mestres enxadristas.

Meu review - Um dos meus prediletos. O livro traz um resumo histórico dos grandes jogadores, desde Philidor até Shirov. Ótimo para quem gosta de biografias, mas detesta textos longos. Em cada capítulo são apresentadas anedotas, curiosidades e conselhos gerais sobre o jogo, o que dá muito dinamismo ao livro. Há também diagramas de finais, estudos diversos e mates típicos - um mais interessante que o outro.

Garry Kasparov's Greatest Games: Volume 1 - Igor Stohl
(As melhores partidas de Garry Kasparov: Volume 1)

gambit07.jpg (44759 bytes)O nome de Garry Kasparov está sendo muito falado ultimamente, não somente pelo fato de ter se aposentado no xadrez, mas também por causa de seu turbulento começo de carreira na política (fato que já lhe rendeu uma “tabuleirada” na cabeça, entre outros episódios). O lançamento deste livro veio numa época excelente, depois de muito tempo em criação.